Quantcast

erro: 42501

Pedro Espíndola - GMAIL
Bom dia,

estou tentanto criar uma tablespace e retorna este erro, sei que é
permissão, estou executando com o superusuário postgres. Alguém
poderia me explicar como solucionar e o que ocorre por trás ?

ERRO: não pôde definir permissões do diretório "/sgbd": Operação não permitida
SQL state: 42501

Abs
Pedro

Re: erro: 42501

Marcelo Costa-2
Bom dia

2010/4/20 Pedro Espíndola <[hidden email]>
[...]

Provavelmente o diretorio /sgdb não pertence ao user postgres ou não tem direitos sobre ele.

Tenta dar direitos para o usuario postgres ler/escrever nesse diretorio

# chown postgres.postgres sgdb

Veja se isso lhe ajuda

--
Marcelo Costa
www.marcelocosta.net

Re: erro: 42501

Pedro Espíndola - GMAIL
Marcelo feito e ainda to com o problema. Me diz uma coisa, se eu criar
um usuário no linux (por exemplo: bdadm, senha: 123) e quiser criar a
instância pelo pgadmin para me conectar com esse usuário eu necessito
criar um role no postgre com o mesmo nome (bdadm) e mesma senha (123)
? funciona assim ?

abs

2010/4/20 Marcelo Costa <[hidden email]>:

> [...]
> direitos sobre ele.
>
> Tenta dar direitos para o usuario postgres ler/escrever nesse diretorio

Re: erro: 42501

JotaComm
Olá, Pedro

Em 20 de abril de 2010 11:09, Pedro Espíndola <[hidden email]> escreveu:
[...]

Marcelo, se me permite tomei a liberdade de responder.

Um usuário no Linux nada tem a ver com o usuário do PostgreSQL, são coisas distintas.

Pedro, quando você cria uma instância do PostgreSQL toda a estrutura de dados do PostgreSQL será de propriedade deste usuário que você executou o initdb. Ao fazer isso automaticamente é criado um usuário com o mesmo dentro do banco de dados PostgreSQL, porém este usuário não terá senha, visto que os usuários são criados sem senha. Se for de interesse colocar uma senha para o usuário você precisa se logar com este usuário e executar o seguinte comando:

ALTER ROLE nome_do_usuario PASSWORD 'senha';

Porém, além de colocar a senha no usuário é necessário que você modifique o arquivo pg_hba.conf e tire a autenticação do modo trust, senão nunca será exigido senha para você se logar no banco. Sugiro que você troque de trust para md5.

Espero ter ajudado.

[]s
--
JotaComm
http://jotacomm.wordpress.com

RES: erro: 42501

Pedro Espíndola - GMAIL

Obrigado pela contribuição, ajudo sim !

Abs

Pedro

Enviada em: sábado, 24 de abril de 2010 16:22
Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira
Assunto: Re: [pgbr-geral] erro: 42501

[]s

2010/4/24 JotaComm <[hidden email]>
[...]

Claro estamos em uma lista pública e o google gosta de nos indexar ;-)

Um usuário no Linux nada tem a ver com o usuário do PostgreSQL, são coisas distintas.

É ? e se eu criar um diretório e disser que o dono dele é o root ou o jota o PostgreSQL vai conseguir escrever/ler nele onde o usuario do banco de dados é postgres ? Tem certeza ?

Em meu uso eu sempre crio diretórios para tablespaces ou qualquer coisa que o banco utilize e digo que o dono desse diretório é o mesmo usuario do banco. Sempre funciona.

--
Marcelo Costa
www.marcelocosta.net